7.12.06

Representações Sociais sobre Criatividade

Artigo apresentado nas Jornadas Internacionais sobre Representações Sociais (João Pessoa - Brasil - 2005)
Representações Sociais sobre Criatividade construídas por Professores e Alunos no âmbito da disciplina de Educação Visual

RESUMO: A criatividade é entendida como um potencial existente em qualquer indivíduo, que para ser desenvolvida necessita de condições e ambientes adequados, ocorrendo a criatividade numa relação constante entre o sujeito e o mundo que o circunda. A disciplina de Educação Visual (EV) é considerada no 3º Ciclo do Ensino Básico (3ºCEB) a disciplina que privilegia a criatividade, porém percepciona-se a existência de diferentes discursos e práticas sobre criatividade por parte de professores e alunos, na interface da dinâmica da sala de aula.

OBJECTIVO: Identificar as representações sociais sobre a criatividade, construídas por professores e alunos do 9º ano do 3ºCEB no âmbito da disciplina de EV.

MÉTODO: O estudo é do tipo exploratório, realizado com professores de EV e alunos que aceitaram participar da investigação, de ambos os sexos, escolhidos aleatoriamente nas escolas de ensino básico. Na recolha de dados foi utilizado como instrumento, o teste da associação livre de palavras, aplicado a uma amostra composta por 42 sujeitos (21 alunos e 21 professores), que teve como palavra indutora «criatividade». Os dados recolhidos foram submetidos ao software Tri-Deux Mots 2.2 (CIBOIS, 1995), apresentando um corpus de 219 palavras.

RESULTADOS: Os professores representam criatividade por: “diferença”, “originalidade”, “imaginação” e “criação" e os alunos por: “imaginação”, “arte” e “trabalho”. Os resultados indicam a existência de diferenças nas representações sociais sobre criatividade no âmbito da disciplina de EV no grupo dos professores, dependendo da faixa etária e do sexo ao qual pertencem.


CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os alunos representam criatividade no âmbito da disciplina de EV, na interface do pensamento abstracto: “imaginação” e ”arte”, articulado com o pensamento concreto: “trabalho”. Os professores representam criatividade na relação do pensamento abstracto: “originalidade” e “imaginação”, articulado com o pensamento concreto: “criação” e “diferença”. Os dados obtidos no nosso estudo permitem-nos verificar a existência de diferentes representações sociais dependendo do sexo ao qual se pertence.

Palavras-chave: Criatividade; Representações Sociais.

Vieira, Tânia Sardinha (Esc. Sec. Alves Martins - Portugal); Pereira, M.ª João Costa (IAMT - Portugal); Silva, Antonia Oliveira (UFPB–PB/BR).

Por Tânia Sardinha

Sem comentários: