21.5.08

Workshop: Leitura, Literatura e Ilustração Infantil


O ensino da leitura e da escrita está ligado a outras áreas do conhecimento como a Psicologia Cognitiva, a Linguística e a Neurociência, pelo que se torna importante a incidência em metodologias lúdicas e expressivas que interligadas irão desenvolvendo comportamentos que completam de uma forma harmoniosa o crescimento de cada indivíduo.
Vivemos num mundo cada vez mais visual, em que se aceita de bom grado que as imagens substituam as palavras como meio predominante de comunicação. No entanto o predomínio da imagem, no nosso dia a dia alerta-nos para que apetrechemos as crianças no sentido de poderem ser leitores habituais das imagens e de todos os seus conteúdos.
O Saber da imagem e a imagem do saber é algo que nos ajuda a escrever e a articular frases que poderão resultar em histórias contadas por cada um e portanto também nos conduz ao mundo da literatura.
A compreensão leitora, a literatura e a problemática da ilustração conduzem a um processo de construção de uma narrativa.
Através do imaginário, do sonho e do brincar se vai construindo um dia a dia onde se aprende a interpretar não só o outro sentido, como o oculto e o interdito.

Temas
* A literatura e o desenvolvimento infantil;
* Desenvolvimento cognitivo, estético e sócio-afectivo;
* A interpretação de vários olhares sobre a estética da literatura e da ilustração infantil;
* A importância fundamental da mediação.

Nº de Vagas: 15

Local: Oficina Didáctica - Rua D. João V, nº 6 B ; 1250-090 Lisboa

Data e Horário: 21 Junho 2008 (sábado), 09:30 às 13:00h e das 14:30 às 18:00 h

Destinatários - Profissionais com intervenção na área da Educação ou da Saúde da Criança,
- Estudantes de cursos das áreas da Educação ou da Saúde.
- Pais e Encarregados de Educação

Preço de Inscrição
Até 13/06/2008 - 75 €; Após 13/06/2008 - 100 €

Organização e Secretariado Oficina Didáctica
Rua D. João V, nº 6 B (ao Rato)
1250-090 Lisboa Tel.: 21 387 24 58 Email: info@oficinadidactica.pt
www.oficinadidactica.pt

Sem comentários: