15.11.06

O Livro Verde

Tal como há os livros branco ou amarelo para isto e para aquilo, há também o Livro Verde para a saúde mental. O maior mérito desta iniciativa, dizem os senhores da União Europeia, está na criação de uma plataforma de intercâmbio e cooperação que ajude a definir a estratégia comunitária para a saúde mental e depois a sua execução nos diferentes Estados-Membros.

Logo no primeiro parágrafo da "Introdução" dizem-nos o seguinte: "A saúde mental da população europeia é um dos factores na consecução de alguns dos objectivos estratégicos comunitários, nomeadamente, os de reconduzir a Europa à rota da prosperidade a longo prazo (...)" Fico-me por aqui. Prosperidade? Não será com certeza por acaso que o livrinho é verde e não cor-de-rosa. Com certeza que não...

Mais adiante, na "Situação Actual" percebemos perfeitamente porque se fala em prosperidade. Aqui deixo estes números que são de nos deixar verdes!

- 27 % dos adultos europeus sofrem de algum tipo de doença mental

- em 2020, estima-se que a depressão seja a primeira causa de morbilidade nos países desenvolvidos

- suicidam-se na UE 58.000 pessoas por ano

- a doença mental custa à UE cerca de 3 a 4% do PIB, sobretudo em perdas de produtividade

- as doenças mentais são uma das principais causas de reforma antecipada e de pensões por invalidez

E quanto à nossa política de saúde mental (para atender à exortação do meu último post), há-de chegar o dia em que a Europa nos manda fazer qualquer coisa, mais não seja em nome da prosperidade.


Por Adriana Curado

Sem comentários: