9.9.09

Workshop: "Pedagogia Waldorf: A ARTE DA EDUCAÇÃO"


Data: 10 Outubro 2009 (sábado)
Local: Lisboa – Parque das Nações

No final da 1ª Guerra Mundial (1914-18) surgem na Europa vários movimentos pedagógicos, na procura de uma educação abrangente, justa, que permita ao indivíduo realizar-se em plenitude, nas suas qualidades física, psíquica e espiritual, na certeza de ser essa a via que conduz o Homem ao desenvolvimento de uma consciência alargada, de uma afectividade equilibrada e de um actuar correcto.
Rudolf Steiner (Áustria 1861-Suiça 1925) lança os fundamentos de uma pedagogia extraída do conhecimento da natureza humana, onde, quer o currículo, quer a prática pedagógica se orientam pelas qualidades e necessidades do ser humano em cada uma das suas fases de crescimento.
É da maior importância assegurar na criança a confiança inata no mundo envolvente, o desejo de conhecer e o entusiasmo de agir. Através de um ambiente de calor afectivo e de qualidade estética nos primeiros 7 anos (1º septénio), é essencialmente a educação dos sentidos, a consolidação de hábitos saudáveis e a conquista do espaço que rodeia a criança, que lhe proporcionam segurança, alegria e sociabilidade. Dos 7 aos 14 anos (2º septénio), a relação com o professor e a actividade artística permeiam todas as aprendizagens, teóricas ou práticas, constituindo o modo de encarar o mundo. Dos 14 aos 21 anos (3º septénio) é o estudo da realidade em todas as suas vertentes e a formação de juízos que formam o cerne da educação do jovem, habilitando-o a uma intervenção activa na sociedade.
O movimento independente de Escolas Livres Rudolf Steiner estende-se actualmente por todos os continentes, culturas e religiões, confirmando assim a sua universalidade.

A Euritmia foi incluída no currículo das escolas Waldorf como matéria fundamental. Ajuda a criança/jovem a desenvolver-se em equilíbrio e harmonia e fortalece as iniciativas da vontade.

Data e Horário: 10 de Outubro de 2009 (sábado), das 9.30 às 17.30 h

Local: Hospital CUF Descobertas - Lisboa (Parque das Nações)

Objectivo:
Divulgar uma pedagogia centrada no pleno desenvolvimento do Homem, independentemente da função que ele vier a desempenhar na sociedade.

Metodologia:
* Exposição teórica;
* Diálogo
* Exemplos de prática pedagógica.

Conteúdo Programático:
* Breve enquadramento histórico do movimento de Educação para a Liberdade - Pedagogia Waldorf ou Pedagogia segundo Rudolf Steiner;
* Caracterização sintética de cada período de desenvolvimento / septénios (grupos de 7 anos);
* O 2º septénio: as necessidades reais da criança e a resposta através do currículo e prática pedagógica;
* A incidência progressiva dos casos de Défice de Atenção e Hiperactividade/Apatia;
* Aulas de Euritmia:
- Uma introdução à Euritmia, uma nova arte de movimento;
- Aula exemplo pedagógico; o ritmo como meio pedagógico.

Destinatários:
- Profissionais com intervenção na área da Educação ou da Saúde da Criança e/ou do Adolescente;
- Estudantes de cursos das áreas da Educação ou da Saúde;
- Pais e Encarregados de Educação.

Nº de participantes:
30 (Admissão por ordem de chegada da inscrição.)

Formadoras: Luísa Pereira - Professora Waldorf, Marije Grommers - Euritmista

Preço de Inscrição:
Até 2 Outubro 2009 - 75 € ; Após 2 Outubro 2009 - 100 €

Organização e Secretariado:
Oficina Didáctica
Rua D. João V, nº 6 B (ao Rato)
1250-090 Lisboa
Tel.: 213 872 458 - Email: info@oficinadidactica.pt

Sem comentários: