12.3.07

1,5 por cento!!!

1,5 por cento da população portuguesa tem acesso a serviços públicos de saúde mental, é o que noticia hoje o jornal "Público". 1,5 por cento, repito. O senhor ministro, apoiado por mais uma Comissão que vai estudar o assunto, propõe resolver este "problema de acessibilidade grave" em 10 anos.

O que é que se andou a fazer até agora??? A última reforma fez a "descentralização" que não descentrou coisa nenhuma, pois continua tudo concentrado em Lisboa, Porto e Coimbra. Mais recentemente, correu o boato do fecho dos hospitais psiquiátricos. Só espero que não fechem, sem estarem criadas verdadeiras condições para as pessoas que foram afastados do mundo há muito tempo. Agora, fala-se pela milésima vez nos serviços de proximidade, nos serviços prestados na comunidade, na integração nos cuidados de saúde primários. O meu mais sincero desejo é que isso se concretize de facto, com equipas multidisciplinares (não é possível de outra forma), com todas as classes profissionais igualmente dignificadas. E rápido, senhor ministro!

Por Adriana Curado

1 comentário:

Anónimo disse...

sou a favor de deixarem que os loucos voltem ao mundo, que se acabe de vez a logia da psique que os enquadra numa loucura qualquer legitimando a política que os encerra nessas prisões psiquiátricas que nasceram com o modernismo

um louco varrido